Como escrevi sobre o primeiro período, nada mais justo que mostrar
como foi o segundo! Da mesma forma, vou apresentar as minhas matérias, a
carga horária de cada uma e falar um pouco sobre a ementa e as características
básicas delas. Se você não leu o resumo do primeiro período clique
aqui: [PARTE 1] [PARTE 2].
Minhas aulas iniciaram dia
4/9/2017.
ANATOMIA
Nesse último período foi a vez de estudar a Neuroanatomia,
basicamente as estruturas nervosas: o cérebro, o cerebelo, a medula
espinal... É uma área superinteressante. Essa disciplina foi
mais tranquila que a Anato I pois o conteúdo era menos extenso e já tinha
acostumado a estudar anatomia.
![]() |
Encéfalo e nervos cranianos. Fonte: Gray's Anatomy |
A principal literatura usada foi Neuroanatomia Funcional do Angelo Machado. A carga horária da disciplina foi de 60 horas, sendo quatro horas de aulas semanais: duas teóricas e duas práticas.
ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Essa disciplina é a continuação de Sistemas de Saúde do primeiro período. Nela estudei os princípios, a estrutura, o funcionamento e a organização da Atenção Primária. Esse nível de atenção à saúde, chamado de Atenção Básica no Brasil, tem como função a promoção de saúde e a prevenção de doenças. No SUS, ela é representada pelas ESF (Estratégia de Saúde da Família), normalmente chamados de postos de saúde. Durante o período, fui duas vezes a uma mesma ESF acompanhada da professora para observar o funcionamento do local e consolidar a teoria vista na sala de aula.
A disciplina APS é de 45 horas, sendo três aulas semanais. Essa é uma das minhas matérias favoritas porque os assuntos são interessantes e, apesar da aula muito teórica, a aplicação dessa teoria é fácil de ser visualizada. Além disso, ela amplia muito a visão de mundo e a visão sobre a medicina.
BIOQUÍMICA
A Bioquímica desse semestre foi mais voltada para a clínica; estudei a bioquímica do sangue, um pouquinho sobre o equilíbrio dos sais no organismo, sobre as vitaminas e a atividade de hormônios ao nível celular. Foram quatro aulas práticas durante o semestre; em quase todas medi a quantidade de alguma substância em uma amostra de sangue e comparei com o valor de referência, o valor ideal. Nas semanas sem prática, a professora adiantava o conteúdo com aulas teóricas.
![]() |
Hemácias Fonte: Google Imagens |
Pelo menos para mim, não houve necessidade de pegar algum livro para estudar, os slides e as aulas bastaram para as provas. A disciplina é de 45 horas, sendo três aulas semanais: uma teórica e duas práticas.
💊FARMACOLOGIA I💊
Na UFJF-GV, a farmacologia é dividida em quatro. No 2º semestre, tive a primeira; nela, estudei a introdução da farmacologia (administração, distribuição, metabolismo, excreção... de fármacos), a farmacologia do sistema nervoso autônomo (simpático e parassimpático) e os anestésicos gerais e locais. A disciplina em si é bastante interessante porque se entende a atuação dos fármacos e o porquê de eles agirem em um determinado alvo. Mas, particularmente, não achei a matéria didática, pois, infelizmente, a cobrança feita é decoreba. Como eu não gosto de decorar, eu perdi um pouco do interesse. Apesar de não gostar dessa forma, eu não consigo visualizar outra maneira de ministrar esse conteúdo... Acho que, por não estar ainda envolvida na prática médica, por enquanto essa matéria não faz muito sentido. Espero que quando iniciar a clínica, desperte maior interesse em mim.
A disciplina é de 30 horas, sendo duas aulas semanais.
FISIOLOGIA
Na UFJF-GV a parte da fisiologia é dividida da seguinte forma: uma biofísica no primeiro período e mais três fisiologias nos próximos três semestres. A primeira fisiologia tratou da neurofisiologia, ou seja, toda a fisiologia relacionada ao sistema nervoso. Estudei noções sobre as sinapses, os sentidos, as respostas neurológicas sobre a dor, a linguagem e várias outras áreas relacionadas ao SN. É um assunto muito interessante. A faculdade colocou no mesmo período anatomia e fisiologia do SN, isso foi muito bom pois integra os conhecimentos e facilita o estudo das duas disciplinas.
![]() |
Sinapse Fonte: Google Imagens |
Posso dizer que essa foi a matéria mais puxada do semestre porque é bem
extensa, muito conteúdo por aula e ele é denso. Neurofisio merece uma atenção
bem grande. Mas o professor oferece estudos dirigidos com gabarito com questões
semelhantes às das provas, dessa forma o estudo é mais direcionado e acaba que
fica mais tranquilo.
O professor é excelente, as aulas não se baseiam somente nos livros
indicados (Neurociências do Bear ou do Purves e Cem Bilhões de Neurônios do
Lent), ele busca em artigos científicos, e, o que falta nos livros, ele dá um
resumo didático de sua própria autoria. São 60 horas de aulas, sendo quatro
aulas teóricas semanais.
Continua...
Rachel Campos Ornelas
Rachel Campos Ornelas
Comentários
Postar um comentário