GENÉTICA
Essa disciplina foi bastante interessante, pois os temas estudados são muitos intrigantes. Tive a oportunidade de aprender sobre variabilidade genética, agentes mutagênicos, relação entre genética e variadas doenças comuns, doenças genéticas raras, e várias outras temáticas. É uma disciplina bastante teórica, bem diferente do ensino médio que exige um conhecimento matemático do estudante.
A carga horária é de 30 horas para o curso inteiro, isto é, não há mais disciplinas que estudam genética aprofundada nos próximos períodos, nem mesmo optativas. Para mim, isso é uma pena, já que o tema é muito amplo.
🔬HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA🔬
Histologia foi mais legal durante esse semestre pois durante
as práticas a professora nos deixava explorar as lâminas! Ela
pedia desenho das lâminas ao fim de cada aula, foi um pouco corrido para entregar,
mas eu achei de desenhar facilitou muito o entendimento do conteúdo.
Havia uma aula teórica e uma prática por
semana, totalizando 30 horas. Estudei o sangue e os tecidos linfoide,
nervoso e endócrino.
LABORATÓRIO DE
HABILIDADE CLÍNICAS II
Em LHC II, vimos um
pouco da prática médica voltada para testes neurológicos, que cruzou
com os conhecimentos de Neuroanatomia e Neurofisiologia. Essa
fusão ampliou o interesse sobre os assuntos das três disciplinas
e iniciou a compreensão de alguns acometimentos. Aprendemos a
fazer o exame neurológico e os vários testes que ele
envolve. Eram duas aulas por semana, totalizando 30 horas.
PSICOLOGIA I
Essa disciplina foi voltada para a aplicação da psicologia no serviço de saúde. A princípio tivemos um contato sucinto com as cinco correntes da Psicologia para ter ideia de como aplicá-la na clínica, isto é, como o médico pode se apropriar de estratégias vindas da Psicologia para convencer um paciente a aderir a um tratamento, por exemplo. Além da utilização na prática médica, conheci a função e a importância do psicólogo no NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família: grupo multiprofissional que atua semanalmente na ESF - Estratégia de Saúde da Família). Ele, juntamente dos outros profissionais do NASF (fisioterapeutas, educadores físicos...), contribui para o tratamento de muitas pessoas e ajuda a ESF atender sua demanda. No final do semestre, pude ver isso na prática, pois visitei uma ESF e vi a aplicação da psicologia na prática do médico e também a professora convidou uma psicóloga do NASF para uma das aulas.
A disciplina contava com carga horária de 30 horas e foi bastante tranquila e leve. Os temas sempre focam na visão social e psicológica das pessoas e não apenas no biológico, na doença. Gostei muito, mas acho que deveriam ocorrer mais aulas práticas 😉!
TEMAS INTEGRADORES EM
CLÍNICA AMPLIADA II
O que muda a cada TICA
(veja como funciona o TICA aqui) é o caso
estudado e o conhecimento adquirido pelos alunos que vai ser
aplicado nesse trabalho. Foram apenas três encontros durante o semestre
e são contabilizadas 15 horas. O TICA II foi muito interessante
pois os nossos conhecimentos de LHC
II, Neuroanato e Neurofisio foram aplicados. Fiquei
satisfeita em ver que o que eu aprendo tem ampla aplicação.
MUDANÇAS DA GRADE 2015/1 PARA A 2017/2
- Genética foi transferida para o terceiro período com o nome de Genética Humana
- Psicologia Médica mudou o nome para Bases Psicossociais do Trabalho em Saúde
- Acrescentou-se Estatística Aplicada à Medicina (pertencia ao quinto período), Ética e Bioética e Metodologia Científica (pertencia ao quarto período)
Observação: minha turma é a última a seguir a grade estabelecida no primeiro semestre de 2015 (2015/1), a partir da minha turma vale a nova grade (2017/2).
MINHAS PERCEPÇÕES
O segundo período foi mais
tranquilo que o primeiro por dois motivos:
1) Adaptação
Nesse período, a quantidade de
novidades diminuiu. Já tinha me acostumado com a nova rotina, com
as pessoas, com minha nova casa e com a cidade. Então o estresse e as
inseguranças causados por isso diminuíram bastante.
2) Menor carga
horária 🕗
Nesse período, (pasmem) não tinha aulas na sexta-feira!!! O fim de semana durava maravilhosos três dias, então o
tempo na minha cidade e o de estudar aumentaram!! Porém, no final do
período, os professores começaram a usar nossa sexta para ministrar aulas
extras para adiantar nossas férias. Pelo calendário oficial elas
terminariam no dia 13/01/18 mas conseguimos adiantar para
22/12/17 🙂, ficou um pouco apertado no final.
Espero que tenham gostado de saber como
foi meu segundo período!
Rachel Campos Ornelas
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