De 1998, Pacth Adams - O amor é contagioso é uma comédia dramática muito interessante que engloba o universo da medicina. O filme, que é baseado em fatos reais, conta a história de Patch, que dá nome ao filme. Ele ingressa na faculdade de medicina, e percebe que se encontra em um contexto no qual a medicina está focada somente no biológico. Além disso, há um super enaltecimento da figura do médico como herói, sendo quase considerado como alguém de outro planeta. Tudo isso afasta o médico do paciente, e exclui, de certa forma, a ideia de que nessa relação há simplesmente seres humanos. No filme, Patch questiona essa realidade e com pequenos gestos se propõe a mudar essa situação.
SINOPSE
Após tentar cometer suicídio, Hunter Adams decide internar-se em uma clínica psiquiátrica, onde desperta seu interesse pela medicina. Quando entra na universidade, ele questiona a impessoalidade do atendimento médico e propõe uma nova maneira de tratar pacientes, envolvendo carinho e risadas.
Fonte: Telecine
Gostei muito desse filme, pois muitas das ideias do Patch se assemelham ao que eu acredito e defendo como perfil do médico. Esse filme cria uma reflexão crítica sobre o exercício da medicina impessoal e biologicista muito presente ainda na sociedade, a qual me fez pensar sobre o perfil que adotarei quando me formar. No filme existem vários exageros, mas, como se trata de cinema, relevei.
Assistam a esse filme, e me contem aqui nos comentários o que acharam!
Espero que gostem!
Rachel Campos Ornelas


Comentários
Postar um comentário