Um leitor muito simpático me escreveu um email
pedindo para que eu compartilhasse um pouco sobre a minha forma de me organizar
na faculdade, então resolvi escrever essa postagem pra contar um pouco sobre
isso!
1) Você usa fichário ou cadernos? Quantos normalmente são necessários por semestre? Um caderno de 12 matérias é suficiente?
Eu não uso nenhum dos dois!! Atualmente eu realizo a maioria das minhas anotações no Word com ajuda do meu tablet e de um teclado bluetooth (à pilha). O ideal seria usar um notebook, mas por conta do peso (tenho problemas de coluna), prefiro deixá-lo em casa. Quando não é possível digitar, por exemplo, em uma disciplina que o professor faz muitos desenhos, eu opto por escrever em folhas pautadas para fichário e as armazeno em uma pasta. Toda vez que tem aula da disciplina x, eu levo minhas folhas referentes a ela.
No início da faculdade, eu usei o caderno argolado, uma espécie de fichário. Usei ele durante todo meu ensino médio e, durante esse período,me serviu muito bem, porque eu conseguia incluir folhas novas e o "caderno" nunca acabava! A experiência na faculdade foi muito diferente, ao invés de otimizar minha vida, esse caderno mais me atrapalhava... levava material em excesso e não estava sendo prático. Diante disso, comecei a levar somente folhas, as folhas de cada disciplina eram armazenadas em envelopes de plástico transparente (um envelope para cada disciplina), ou separadas por clipes em uma única pasta maior. Mais tarde, tive a ideia de levar meu tablet e, ao longo do tempo, fui trocando as folhas pelo Word.
Eu não consigo mensurar o quanto em folhas eu gasto... Acredito que o equivalente a dois ou três blocos de papel de 96 folhas por semestre, mas eu não escrevo muito. Creio que essa quantidade depende de pessoa para pessoa, são muitas variáveis incluídas: tamanho da letra, se solta ou não espaço, escreve muito ou pouco...
2) Como você organiza os materiais tendo em vista as aulas práticas e teóricas. Você separa a parte prática e teórica de uma mesma disciplina?
Normalmente eu separo as duas partes, porque, na maioria das vezes, o conteúdo, apesar de ser o mesmo, é tratado de forma diferente. Nas aulas práticas geralmente escrevo em folha, mas armazeno junto com o material da disciplina, para usar na hora de estudar para prova.
3) Quais seus pontos de vista sobre a melhor forma de se organizar nos estudos, em termo de organização do seu material?
Eu demorei um pouco para encontrar um método de organização para a faculdade, mas a cada semestre eu vou aprimorando um pouco, até achar a forma que mais me satisfaz.
No primeiro ano, eu usei um dos modelos prontos dos calendários mensais do Excel impressos em folha A4 para me organizar. Eu anotava as datas de provas e coisas importantes, e vários colegas copiaram minha ideia e fazem até hoje! Apesar de manter-me organizada nas datas, o que eu ia fazer exatamente durante um dia só planejava em cima da hora.
Modelo de
calendário acadêmico do Excel. Esse modelo já vem pronto - é só abrir na aba
"arquivo", logo em seguida, a aba "novo" e pesquisar por
calendários.
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Já no segundo ano,
eu fiz meu próprio planner e deu super certo! Eu tinha meu calendário mensal no
planner, e organizava o que tinha que fazer durante os dias no início de cada
semana (estudar, fazer tarefas de casa - fazer janta, lavar roupa, limpar cozinha...).
Essa forma de organizar me ajudou a ser muito mais produtiva. Para esse
terceiro ano eu comprei um planner nas Lojas Americanas por 35 reais e espero
que a experiência com ele seja boa. Acho que é uma ótima opção de
organização não só de estudos mas para a vida.
Mas antes de ir ao planner, eu escrevo em uma folha os tópicos da matéria que eu preciso estudar ou o que eu preciso fazer (reuniões, tarefas), e, de acordo com a urgência e importância, eu faço uma lista de prioridades e separo o que vou fazer em cada dia da semana no meu planner. Normalmente uso cores diferentes de canetas para diferir as atividades (ex: preto para atividades acadêmicas, azul para tarefas de casa, vermelho para tarefas pessoais).
Espero que tenha essas experiências inspirem vocês a se organizarem melhor!
Rachel Campos Ornelas
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